Ligue para nós: (41) 3608.1551

Dia da Amazônia: conheça a árvore Sumaúma

Dia da Amazônia: árvore Sumaúma

 

Dia 05 de setembro é o Dia da Amazônia. Conheça a árvore Sumaúma, uma das matérias primas mais nobres utilizadas pela Bonardi.

No dia da Amazônia, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre a árvore que é considerada a rainha por lá, a Sumaúma. Aqui na Bonardi ela também reina, pois é a matéria prima para o flexível, uma das lâminas de madeira mais nobres que a Bonardi produz. 

Presente na américa central, a Sumaúma é uma das maiores árvores da Amazônia e pode ser vista facilmente no meio da floresta, onde se destaca pelo tamanho em relação a outras árvores. Ela pode atingir até 70m de altura, 3m de diâmetro e viver até 300 anos.

Sumaúma, a água e a produção do flexível 

Um dos motivos para a Sumaúma ser a rainha da Amazônia é em razão da sua capacidade de reter água em suas raízes e redistribuir para espécies ao seu redor. Isso é possível pois suas raízes estão interligadas com as de outras plantas, formando um ecossistema de irrigação.

Essa característica é, inclusive, o que faz a madeira da Sumaúma ideal para produção do flexível, já que sua alta umidade oferece a flexibilidade necessária para a produção desse revestimento de alto padrão. 

Essa relação íntima com a água faz com que a Sumaúma prefira habitar áreas alagadas, onde atinge seu maior crescimento, sustentada por suas raízes tabulares que permitem o equilíbrio no solo alagado.

Apesar de tamanha grandeza, a Sumaúma é uma árvore de crescimento rápido e oferece uma madeira leve e de fácil manuseio.

Outras curiosidades sobre a Sumaúma

  • Na medicina, o óleo da Sumaúma é utilizado no tratamento de diabetes tipo 2.
  • Graças a sua altura, a população local conhece a Sumaúma como o GPS da floresta, pois serve de ponto de referência para navegação nos rios.
  • Suas fibras resistentes permitem a utilização para produção têxtil.
  • Os maias, assim como outras culturas tradicionais, consideravam a sumaúma sagrada. Eles acreditavam que a árvore era responsável pela comunicação entre o céu e a terra, devido a sua altura e pela extensão de suas raízes.

Como a Sumaúma também é uma árvore muito especial para Bonardi, é um prazer exaltar essa gigante da natureza no dia da Amazônia. Caso queira conhecer mais detalhes dos produtos produzidos pela Bonardi utilizando a Sumaúma, fale conosco.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Confira

Posts Relacionados

 Bonardi Painéis de Madeira na Formóbile 2024

Descubra como a Bonardi Painéis de Madeira se destacou na Formóbile 2024 com o lançamento da BONBORD, uma nova linha de fitas de bordas de madeira natural. Saiba mais sobre nossa presença no evento e a inovação que estamos trazendo para o mercado moveleiro.

Leia Mais »